MARTHA PAGY ART OFFICE
artists exhibitions about us news contact múltiplos projects
may 2023
Individuais Juliano Mazzuchini, Mariana Magalhães Costa e Patrizia Boechat na agenda da Artrio
https://artrio.com/agenda-cultural/martha-pagy-alusoes-ao-aqui-pele-rachaduras
september 2022
COMANDO na agenda cultural da Artrio
https://artrio.com/contents/galleries/martha-pagy-escritOrio-de-arte
august 2022
A JÓIA DA COROA, DE IVANI PEDROSA NO SITE DO PRÊMIO PIPA
https://www.premiopipa.com/2022/08/ivani-pedrosa-apresenta-a-joia-da-coroa/
june 2022
EXPOSIÇÕES DE ISABEL BECKER, IVANI PEDROSA E LEONORA WEISSMANN NA AGENDA ARTRIO
https://artrio.com/contents/galleries/martha-pagy-escritOrio-de-arte
june 2022
Luz na Sombra de Isabel Becker no CADERNO ELA - O GLOBO
june 2022
Luz na Sombra de Isabel Becker na AGENDA ZONA SUL - O GLOBO
january 2022
COLETIVA ANTIMODA NO SITE DO ZÉ RONALDO
https://zeronaldo.com.br/2022/a-exposicao-coletiva-antimoda-abre-o-calendario-de-2022-da-martha-pagy-escritorio-de-arte/
july 2021
LEONORA WEISSMANN NO ZÉ RONALDO
https://zeronaldo.com.br/2021/nosso-papo-da-semana-e-com-a-artista-plastica-mineira-leonora-weissmann/
november 2020
Lançamento “Intimidade descoberta” de Ivani Pedrosa no Site do Prêmio Pipa
https://www.premiopipa.com/2020/11/ivani-pedrosa-lanca-obra-na-artsoul-gravuras-2020/
july 2020
ELA MENESCAL NO SITE DA ARTRIO
https://artrio.com/noticias/martha-pagy-organiza-abertura-on-line-de-ela-menescal
july 2020
ELA MENESCAL NO VOZ DE PORTUGAL
https://www.vozdeportugal.com.br/post/curto-circuito-6
march 2020
Isabel Becker no Caderno Ela - O Globo
march 2020
Isabel Becker, Lica Cecato e Lucio Salvatore na agenda da Dasartes
https://dasartes.com.br/agenda/isabel-becker-lica-cecato-lucio-salvatore-martha-pagy-escritorio-de-arte/
march 2020
Isabel Becker na Anna Ramalho
https://www.annaramalho.com.br/isabel-becker-abre-exposicao-private-nest/
march 2020
Isabel Becker na Lu Lacerda
https://lulacerda.ig.com.br/354995-2/
january 2020
Regina Silveira no Arte que acontece
https://www.artequeacontece.com.br/mostra-de-regina-silveira-inaugura-novo-paco-das-artes/
january 2020
Ivani Pedrosa no site do Prêmio Pipa
https://www.premiopipa.com/2020/01/coletiva-com-nove-mulheres-apresenta-trabalhos-de-ivani-pedrosa/
november 2019
Tinko Czetwertynski no Arte que Acontece
https://www.artequeacontece.com.br/tinko-czetwertynski-64t/
november 2019
Allan Sieber, Ela Menescal, Regina Silveira e Tinko Czetwertynski no Zé Ronaldo
http://www.zeronaldo.com/2019/martha-pagy-escritorio-de-arte-apresenta-4-exposicoes-individuais-simultaneas/
november 2019
Tinko Czetwertynski no Vida Carioca
https://diariodorio.com/vida-carioca-por-pedro-henrique-de-sousa-8/
september 2019
GUI MACHADO NO DIÁRIO DO RIO.COM
september 2019
Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1933). Escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora. Com formação em língua e literatura anglo-germânicas, inicia, na década de 1950, seus estudos artísticos no ateliê de Fayga Ostrower (1920-2001). Em 1954, vive em Nova York, onde frequenta as aulas de história da arte com Hannah Levy no The Metropolitan Museum of Art (MET) [Museu Metropolitano de Arte] e, como ouvinte, cursos na New York University. Retorna ao Brasil no ano seguinte. Entre 1960 e 1965, participa do ateliê de gravura em metal do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), onde passa a lecionar três anos mais tarde. Em 1969, novamente em Nova York, ministra aulas na Columbia University. Volta ao Rio de Janeiro em 1970. Em 1982, recebe bolsa da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, em Nova York. Nos anos 1970, sua produção tem caráter experimental: fotomontagem, fotogravura, xerox, vídeo e Super-8. Dedica-se também à pintura desde a década de 1980. A partir da década de 1990, emprega novos materiais e produz formas cartográficas vazadas em metal, dentro de caixas de ferro ou gavetas, preenchidas por encáustica. Suas obras situam-se no limite entre pintura, objeto e gravura.
september 2019
"Os mecanismos sutis que desencadeiam a estética sem compromissos de Ana Dantas nada mais são que movimentos de um ser montando os domínios de um universo próprio em permanente tensão com o resto do mundo. Ana tematiza essa tensão com obras fotográficas em que seu corpo atravessa a barreira da representação e simula um salto invertido em direção ao real, e objetos concretos dialogam com a imagem, produzindo novas possibilidades. Fios que se desfiam, molduras encadeadas em abismo umas dentro das outras...que se deslocam como que atraídas pelos limites do quadro. Inúmeras variações onde fotografia, objeto e instalação se trocam os papéis em jogos paradoxais e muito delicados." Artur Omar
september 2019
A expansão da pintura e da fotografia é a questão proposta pela exposição que Martha Pagy apresenta na ArtRio 2019, reunindo 4 artistas com olhares, procedência, conceitos e planos distintos, incluindo o da tridimensionalidade.
Sobre Ana Dantas, brasileira radicada em New York, nos fala o artista e curador Artur Omar: “Os mecanismos sutis que desencadeiam a estética sem compromissos de Ana Dantas nada mais são que movimentos de um ser montando os domínios de um universo próprio em permanente tensão com o resto do mundo. Ana tematiza essa tensão com obras fotográficas em que seu corpo atravessa a barreira da representação e simula um salto invertido em direção ao real, e objetos concretos dialogam com a imagem, produzindo novas possibilidades. Fios que se desfiam, molduras encadeadas em abismo umas dentro das outras...que se deslocam como que atraídas pelos limites do quadro. Inúmeras variações onde fotografia, objeto e instalação se trocam os papéis em jogos paradoxais e muito delicados.”
Gui Machado, novo artista representado e aposta da galeria como lançamento em 2019, extrai do uso de elementos tradicionais - a tinta sobre tela - resultados que vão além do campo pictórico habitual.
A pintura de Gui Machado - carioca que foi estudar na New York School of Visual Arts em 2011 e, desde então, vive e trabalha no Brooklyn - trata de processo. Ele não está interessado em criar uma pintura no sentido tradicional. O ato de pintar é, antes de tudo, uma performance. À distância, vê-se uma imagem. De perto, detalhes são revelados e outras imagens se formam e se conectam à memória e subjetividade do espectador.
Joe Seiler levanta a questão que permeia a produção de desenhos feitos com caneta BIC: seriam pinturas? O gesto vigoroso e contínuo do artista, ao produzir suas obras, torna o traço quase imperceptível, criando uma massa de cores sobre o papel. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de San Diego, com mestrado pela Goldsmiths, em Londres, Joe Seiler começou a trabalhar com gravura e escultura e logo passou a explorar a fisicalidade do processo. A partir da forma de um "rabisco" e tendo como base a técnica da gravura, desenvolve seu trabalho entre desenho, escultura e colagem.
Lucio Salvatore apresenta a série Quadrado Preto, que se origina de uma homenagem a Kazimir Malevich. No centenário do artista em 2014/2015, Salvatore pintou um quadrado preto nas paredes de uma pedreira e, posteriormente, extraiu esta pintura da parede com uma escavadeira.
O processo reduziu o Quadrado Preto a centenas de fragmentos de rocha, cada um carregando marcas pretas da pintura. Em seguida, Salvatore costurou esses fragmentos sobre uma tela impressa, por frottage, com a forma da rocha, e o resultado é uma combinação de performance, processos, pintura e escultura.
august 2019
Fábia Schnoor utiliza o nanquim sobre entretela para criar paisagens abstratas que se relacionam com a palavra, com a escrita e com a ação do fazer do trabalho e do lugar criado como registro de uma memória. No texto "Potência do Desenho', o curador Paulo Sergio Duarte fala do trabalho da artista: "Todos sabem que a força autônoma do desenho é moderna. Antes o desenho era visto como forma auxiliar e preparatória para a pintura ou para estudos, sem o mesmo estatuto da tela a óleo, de um mural ou afresco, de uma escultura ou mesmo de uma gravura. A arte moderna e o mundo contemporâneo elevaram o desenho ao mesmo patamar de qualquer outro gênero da arte e transformaram em ato sua potência, antes subestimada.
Os desenhos de Fábia Schnoor são a demonstração dessa potência que passa ao ato e, notem bem, sem o apelo fácil, tão em moda, às imagens banalizadas no cotidiano da sociedade de consumo. O uso do nanquim sobre papel é outro elemento da tradição que os desenhos de Fábia trazem para o presente numa linguagem atual. E o suporte aqui não é neutro; como em boa parte da inteligente arte contemporânea, é protagonista, junto com a tinta, e participa ativamente na constituição dos trabalhos. Tanto naqueles desenhos em que o papel, cuja textura na sua massa é constituída de fios têxteis, vai absorver e trabalhar a tinta expandindo-a na superfície além do gesto da artista, como naqueles duplos, cujo suporte transparente permite que tenhamos, na sobreposição, uma obra que produz seu próprio fantasma. Sem estardalhaço, estamos diante da potência do desenho em toda sua força contemporânea"
Fábia mostra também a Série Vibradores: para falar e ouvir, com objetos escultóricos feitos com cerâmica e desenhos em pequeno formato em nanquim.
august 2019
Já no título da mostra Joe Seiler levanta a questão que permeia a produção de desenhos feitos com caneta BIC: seriam pinturas? O gesto vigoroso e contínuo do artista, ao produzir suas obras, torna o traço quase imperceptível, criando uma massa de cores sobre o papel. Nesta nova série o artista inclui em algumas das caixas de acrílico as canetas usadas na obra - paleta de cores e quantidade de canetas mostram parte do processo de trabalho. "Dando seguimento à minha exploração da cor, mostro como elas são criadas: uma linha de cada vez, caneta por caneta. Um processo que é ao mesmo tempo fruto do trabalho repetitivo e da meditação. Um diálogo envolvendo o transcendental e o mundano."
Formado em Artes Plásticas pela Universidade de San Diego, com mestrado pela Goldsmiths, em Londres, Joe Seiler começou a trabalhar com gravura e escultura e logo passou a explorar a fisicalidade do processo. A partir da forma de um "rabisco" e tendo como base a técnica da gravura, desenvolveu seu trabalho entre desenho, escultura e colagem. Com a escultura, o "rabisco" passa a ocupar um espaço tridimensional, e o retorno ao desenho rebate essas infinitas formas de ilusão em duas dimensões. A gravura então se torna não um fim, mas parte de um processo criativo para suas colagens.
Na exposição, o artista mostra gravuras, desenhos e escultura.
august 2019
Fabia Schnoor na agenda cultural da Artrio
https://artrio.com/agenda-cultural
august 2019
Joe Seiler na agenda cultura da Artrio
https://artrio.com/agenda-cultural
august 2019
Fabia Schnoor e Joe Seiler na agenda Dasartes
http://dasartes.com/agenda/fabia-schnoor-e-joe-seiler-martha-pagy-escritorio-de-arte/
june 2019
EXPOSIÇÕES NITCHO E PAULO GOUVÊA VIEIRA NA DASARTES
http://dasartes.com/agenda/paulo-gouvea-vieira-martha-pagy-escritorio-de-arte/
june 2019
URBANO DIVÃ DE NITCHO NA MARTHA PAGY ESCRITÓRIO DE ARTE
URBANO DIVÃ, mostra a produção mais recente de pinturas de Nitcho, artista que se debruça sobre a paisagem urbana a partir dos estudos do não-lugar e da heterotopia: o Espaço do Outro no conceito criado por Michel Foucault para falar de lugares reais que estão fora dos lugares ‘aceitos’. Nestes espaços estão contidos os conflitos, as tensões, o contraditório. Lugares dentro de outros lugares, que se tornam perturbadores para o que está fora. A produção de Nitcho reúne elementos e características desse Espaço do Outro, em que protagonistas e coadjuvantes desempenham seus papeis em uma profusão criativa constante.
june 2019
VIAGEM À ITÁLIA, COM GOETHE, NIETZSCHE e SCHOPENHAUER, de Paulo Gouvêa Vieira
Em VIAGEM À ITÁLIA, COM GOETHE, NIETZSCHE e SCHOPENHAUER, Paulo Gouvêa Vieira dá sequência à sua pesquisa em torno da água e seus reflexos da paisagem urbana e da natureza, desta vez guiado pelos autores citados no título da mostra, em suas respectivas viagens poético-filosóficas.Como num diário de bordo, Paulo fala de sua experiência tendo Goethe, Nietzsche e Schopenhauer como companheiros de viagem: "Tinha eu o mesmo objetivo de Goethe em 1786: chegar a Roma, ver de perto as obras de arte que durante uma vida estiveram sempre presentes na imaginação. Saí de Amsterdam com este objetivo. Pelo caminho, passei por outras cidades - Siena, Florença, Tirano. Uma vez em Roma, concentrei minha lente nas fontanas, observando e registrando as cores e formas nos reflexos das águas, "tanto no mundo como na metafísica do belo”, como disse Schopenhauer. Também o fiz à noite, como o fez Goethe, enaltecendo a importância do anoitecer em uma cidade. À noite, o silêncio fez surgir o som da água e, com ele, a inspiração para Nietzsche compor a letra da música Canto Noturno que ele incluiu no seu livro Assim falou Zarathustra. As formas que aparecem na água se dão pelo vento. Por ser invisível, o vento não é percebido. Para Goethe, a alma do homem é como água e o seu destino é como o vento."
june 2019
LICA CECATO EM PARIS
june 2019
REGINA SILVEIRA NA ALEXANDER GRAY EM NEW YORK
https://ennouncement.exhibit-e.com/t/y-DD13B157E11C5670?fbclid=IwAR1lq_hY4d13rk-P5V6I1ECKio7SVXLJOgnmAz77xFAOgfWX--65Bb4kYjs
may 2019
RUMO INCERTO DE IVANI PEDROSA POR PRÊMIO PIPA
http://www.premiopipa.com/2019/05/ivani-pedrosa-reflete-sobre-anomia-social-em-rumo-incerto/
april 2019
Gui Machado, novo artista representado pela galeria e que nos mostra pinturas
inéditas da série Acaso Planejado, fala de seu processo e de uma clara inspiração
do Expressionismo Abstrato nas pinturas que foram feitas em seu estúdio, em Nova
York:
"Eu me interesso muito mais pelo que o espectador vê nos trabalhos do que pela
minha intenção original. A pintura abstrata tem o poder de relacionar formas
com imagens de experiências impressas no cérebro de cada pessoa. Quanto mais
tempo se olha para uma obra mais coisas são descobertas e uma conexão se cria
entre o espectador e a tela.”
Gui usa como epígrafe a definição da lei da gravidade:
“A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza. A clássica lei da
gravitação universal de Newton postula que a força da gravidade é diretamente
proporcional às massas dos corpos em interação e inversamente proporcional ao
quadrado da distância entre eles. Esta descrição oferece uma aproximação precisa
para a maioria das situações físicas, entre as quais os cálculos de trajetória
espacial.”
E prossegue:
"Estas não são pinturas criadas de forma tradicional. Elas são criadas pela força de
atração do planeta que puxa a tinta para baixo." O artista atua como um guia
direcionando como a tinta preta e branca se movem na superfície.
Ainda sobre ele nos fala o poeta Jorge Salomão:
"O nome da sua exposição reflete a sua experiência como artista plástico.
Seu jeito de criar, seus exercícios no campo das movimentações pictóricas, ou seja
a descoberta enquanto vai criando de universos vários, variados e amplos. Seu
trabalho é mágico - ‘é um antídoto para o vazio da existência’ - como falava a
escritora Gertrude Stein.
Bonito de se ver, e, na contemplação de seus trabalhos, rola uma múltipla
variedade de sentidos, mexe com a gente, com o aparato da normalidade que
somente os artistas conseguem!!!"
VÍDEO PROCESSO CRIATIVO
april 2019
Ivani Pedrosa, apresenta a série Rumo Incerto, com objetos escultóricos que
abordam questões atuais como representatividade, imigração e rumos a serem
seguidos na busca por mudanças profundas do ‘estar no mundo’.
Produzidos com materiais frágeis como tecido de gaze e bordados de linha, estes
objetos compõem um universo de investigação assim definido pela artista:
"Com o olhar atento aos acontecimentos do cotidiano, sendo estes o combustível
para o pensamento e realização das obras, comecei a elaborar este projeto no final
de 2017, no calor do momento político que o Brasil e o mundo passavam e
continuam passando.
Se o rumo era e é incerto e com várias opções de caminhos numa época
globalizada e à deriva, a incerteza soa como uma possível abertura para mudanças.
A procura por brechas para alcançar/conquistar novos espaços de convivência, de
representatividade, de fronteiras ultrapassadas ou violadas são tópicos que foram
observados, como também uma vivência pessoal dramática que transforma
repentinamente nosso modo de viver.
O intervalo entre o incerto e a possibilidade de mudanças foram as forças que
impulsionaram o pensamento para elaboração das obras."
april 2019
Acaso planejado e Rumo incerto no site da Artrio
april 2019
Gui Machado e Ivani Pedrosa na Agenda Revista Dasartes
http://dasartes.com/agenda/gui-machado-e-ivani-pedrosa-martha-pagy-escritorio-de-arte/
february 2019
LINEE de Lucio Salvatore na coluna da Hildegard Angel do Jornal do Brasil
february 2019
LINEE de Lucio Salvatore no Zé Ronaldo
http://www.zeronaldo.com/2019/lucio-salvatore-abre-sua-individual-linee-na-martha-pagy-escritorio-de-arte/
january 2019
MARCELO JÁCOME na revista Le Nouvel Observateur, Paris - França, com a obra Planos-Pipa
december 2018
ANNA BELLA GEIGER tem exposição incluída na lista MELHORES DE 2018 pela Revista Select
https://www.select.art.br/melhores-de-2018/
october 2018
MARTHA PAGY Escritório de Arte apresenta
EURI BEZERRA _ Mar Abstrato
JOE SEILER _ O Papel do Branco
MANON _ Radiografias do Invisível: das plantas viemos, às plantas voltaremos
Desenho, fotografia e pintura são as linguagens em destaque nas individuais que
Martha Pagy apresenta a partir de 26 de Outubro, reunindo uma seleção de obras
inéditas de três artistas.
Euri Bezerra exibe um conjunto de trabalhos da série MAR ABERTO, fotografias
em que azuis e verdes se fundem em massas cromáticas e atraem o olhar do
espectador para o volume d’água transformado em camadas pictóricas. Para o
artista, “…Mar Abstrato é uma série para se perder na imensidão. Belo, selvagem,
calmo, sombrio, sempre misterioso. As fotografias de longa exposição eternizam os
sentidos.”
Em seu processo de trabalho, Euri utiliza a fotografia como instrumento de
transformação social e vem realizando projetos em torno da Infância, Adoção,
Velhice, entre outros, com exposições e seminários que têm a participação de
especialistas nos respectivos temas. Atualmente mostra na Cidade das Artes/RJ o
ensaio fotográfico Retratos, acompanhado de um ciclo de palestras em torno do
Preconceito.
Joe Seiler, carioca que acaba de concluir mestrado em Artes Plásticas na
Goldsmiths em Londres, mostra a nova série O PAPEL DO BRANCO, introduzindo o
espaço em branco no desenho com linhas, riscos e traços feitos com caneta
esferográfica, como pinceladas. O artista entende o branco como uma revelação,
um espaço de reflexão, o espaço vazio. Uma maneira de interromper a compulsão
de cobrir de tinta toda a superfície do papel. “…pode parecer que usei a tinta para
pintar o branco, mas na verdade deixo à vista o que ficou por baixo…” As massas
de cores tornam-se independentes, ganham autonomia.
Manon apresenta RADIOGRAFIAS DO INVISÍVEL: DAS PLANTAS VIEMOS, ÀS
PLANTAS VOLTAREMOS, com uma série de pinturas em que, “amparado em ampla
pesquisa interdisciplinar, o artista (…) desloca o ser humano de sua ancestral
centralidade, herdeira da tradição vitruviana, para o contraplano de suas telas,
reconhecendo em plantas e animais a dimensão em que são também sujeitos e
protagonistas do mundo. As pesquisas visuais de Manon sempre estiveram
conectadas ao tema da Natureza, e beneficiaram-se de sua estreita convivência
com plantas e animais, e de sua experiência com a criação de abelhas por 10 anos.
Já na década de 80, Manon concebeu “Copacabana na visão de uma mosca” na
histórica coletiva “Como vai você, geração 80?”. Recentemente, realizou residência
artística na Mata Atlântica, com a duração de um ano, e desenvolveu o projeto
“Jardim das Sinapses”, exposição cuja proposta foi apresentar o biocentrismo e a
perspectiva de que a natureza nos observa; também as plantas e animais são
sujeitos e possuem alma.” Ana Lucia Amado
Exposição: 26 Out a 24 Nov
Visitas por agendamento pelo e-mail marthapagy.escritoriodearte@gmail.com || 21 98141-3234
www.marthapagy.com.br
september 2018
O Globo, 23 de setembro
september 2018
Um escultor, mil metros de alumínio laminado, pressão, muita pressão!
MARTHA PAGY inaugura a exposição CRU SOB PRESSÃO, individual do artista FRANKLIN CASSARO, com obras inéditas que têm como destaque a nova Série Cassarídeos, em alumínio.
“Nesta exposição irei apresentar meus novos organismos escultóricos em puro alumínio, realizadas por um processo de laminação e fundição por compressão a frio sem a utilização de moldes e sem o desperdício de materiais, esculpindo de forma sustentável e valorizando o Ato Escultórico.” Franklin Cassaro
Assumindo o caráter de instalação da mostra, o artista ocupa os vários ambientes e salas do espaço em uma montagem nada convencional, valorizando o que denomina bio abstracionismo construtivo, com as obras-organismos ora flutuando ora surgindo em cálices e potes de vidro.
Nada convencional será também a precificação das obras que serão vendidas a peso, utilizando-se, para isso, uma balança de precisão.
As visitas são por agendamento pelo e-mail marthapagy.escritoriodearte@gmail.com e telefone 21 98141-3234.
september 2018
Franklin Cassaro na agenda Dasartes
http://dasartes.com/agenda/franklin-cassaro-martha-pagy-escritorio-de-arte-2/
september 2018
MARTHA PAGY participa da ArtRio 2018
MARTHA PAGY Escritório de Arte apresenta em seu estande na ArtRio obras dos artistas Franklin Cassaro, Joe Seiler, Laura Erber e Lucio Salvatore que, em suas diferentes linguagens e proposições, estimulam o pensamento visual do público, confrontando-o com o que não está à primeira vista revelado.
Joe Seiler, carioca que acaba de concluir mestrado em Artes Plásticas na Goldsmiths em Londres, “..nos apresenta obras feitas com canetas esferográficas em diversas cores. Numa dinâmica incessante transfere toda a tinta da caneta para o papel até esgotá-la. Uma depois da outra. Esse depósito de tinta faz com que o papel se sature transformando suas linhas, riscos e traços em pinceladas.”(Franklin Espath Pedroso)
De Cassaro a galeria mostra a nova série Desenhos Ópticos, feitos de fibras ópticas; os Cassarídeos, em alumínio, que serão vendidos a peso; e as gaiolas que já são emblemáticas na produção do artista. Sobre ele o curador Luiz Camillo Osório nos fala: “Franklin Cassaro é um dos principais artistas surgidos na década de 90. A sua geração retomou o fio experimental tão característico da arte brasileira nos anos 60 e 70 … Interessam, acima de tudo, os processos de formalização e não o objeto em si. A precariedade e a contenção irmanam-se. O gesto escultórico de Cassaro não se esconde na forma, ele é a própria forma, que se revira, se desfaz e se refaz continuamente. Os seus reviramentos, …, revelam uma forma-processo que não se deixa cristalizar, que não pára de germinar e inventar novos organismos poéticos, ao mesmo tempo estranhos e sensuais.”
Laura Erber, artista visual e escritora, mostra a série O começo pode não ter fim - em que dá continuidade à sua pesquisa com o desenho, reduzindo-o ao gesto fundamental de perseguir visualmente linhas em fuga em seus caminhos e descaminhos.
Laura prossegue na exploração do comportamento insubordinado das linhas, reforçando seu aspecto gráfico sobre o fundo preto. Cada desenho apresenta um momento ou cena do enovelamento de diversas linhas que parecem crescer e se multiplicar caoticamente a partir de um núcleo invisível.
Lucio Salvatore, artista italiano com ateliê no Rio desde o ano 2000, apresenta a série Valores Ativos, desenvolvida a partir de Janeiro/2018 e que propõe uma reflexão em torno do sistema de criação e acumulação de valor na produção artística. Fernando Cocchiarale, curador da individual Metaelementi do mesmo artista, exibida no MAM-Rio, diz: “a poética de Salvatore explora as expectativas metafísicas da matéria dentro das dinâmicas da produção industrial, tecnológica, da disputa de poder e da própria arte”. Na feira, Salvatore realiza um lançamento-performance da nova série Price Fields - dia 28/9, sexta, de 17 às 19h.
september 2018
Matéria sobre Martha Pagy Escritório de Arte na ArtRio - Revista DasArtes
june 2018
Coletiva Em cada linha um traço. Em cada fio uma trama
Com 30 artistas contemporâneos, em sua maioria cariocas, 29 brasileiros e uma alemã, a mostra Em cada linha um traço - Em cada fio uma trama traz uma pluralidade de trabalhos nos mais variados suportes, linguagens e mídias: pastel, gravura, vídeo, objeto, colagem, fotografia, bordado, pintura, assemblage, escultura e instalações. Todos contendo linhas ou fios. Quase sempre com artistas escolhidos por terem em sua obra uma forte presença desses elementos.
Procuro, como curadora, respeitar a independência com que os artistas tratam os conceitos da arte em sua experiência individual, e sua trajetória profissional única. Busco apoiar a sua produção por meio de uma leitura que contextualize essa obra em relação às demais ou em relação à sua própria história.
Igualmente plural é o mix de artistas, dentre eles alguns jovens iniciantes, vários já plenamente estabelecidos e outros em meio de carreira.
Os artistas são representados pela MARTHA PAGY Escritório de Arte, por seus próprios galeristas, pela Terra-Arte Projetos Curatoriais como artistas visitantes ou por si próprios.
O que norteia essa seleção de trabalhos é a qualidade, a pertinência, o questionamento, a seriedade da pesquisa, o humor, a beleza, a narrativa ou não, as questões e qualidades propostas pelo trabalho em si.
Que cada trabalho carregue em sua linha/linhas, o traço/s, as marcas de quem o criou e que, em cada fio, essas obras remetam a tramas de nosso imaginário ou de nossas estórias compartilhadas.
Paula Terra-Neale
june 2018
Em cada linha um traço. Em cada fio uma trama no site do Zé Ronaldo.
http://www.zeronaldo.com/2018/martha-pagy-escritorio-de-arte-e-terra-arte-apresentam-a-expo-em-cada-linha-um-traco-em-cada-fio-uma-trama/
june 2018
Em cada linha um traço. Em cada fio uma trama na agenda do O Globo.
june 2018
Franklin Cassaro na agenda Dasartes
http://dasartes.com/agenda/franklin-cassaro-martha-pagy-escritorio-de-arte/
june 2018
Dasartes - coletiva Em cada linha um traço. Em cada fio uma trama.
may 2018
Franklin Cassaro e Regina Silveira no Sesc Belenzinho
may 2018
Dasartes - Multiedro expandido de Marcelo Jácome
april 2018
Franklin Cassaro em O Globo
april 2018
Anna Bella Geiger no Jornal do Brasil
april 2018
Martha Pagy Escritório de Arte apresenta, a partir de 09 de Abril, as individuais A Cor da Luz, de Joe Seiler, e A Pequena Idade do Gelo, de Leonora Weissmann.
Em sua produção os dois artistas privilegiam a pintura, as superfícies pictóricas, a luz, a cor, o gesto, embora por meio de técnica e de conceitos diversos.
Joe Seiler exibe obras feitas com canetas esferográficas em diversas cores. “…Numa dinâmica incessante transfere toda a tinta da caneta para o papel até esgotá-la. Uma depois da outra. Esse depósito de tinta faz com que o papel se sature transformando suas linhas, riscos e traços em pinceladas.”(Franklin Espath Pedroso)
Em suas palavras, Joe define a nova serie: “A Cor da Luz reúne trabalhos feitos ao longo do último ano em Londres. Uma continuação da serie em Bic, uma exploração da interação das cores com referências no espectro da luz visível e no padrão de impressão CMYK. O resultado são composições abstratas com os tons kitsch das canetas.”
Leonora Weissmann fala de sua produção: “Em meu processo as imagens surgem a partir de necessidades nem sempre claras a princípio, mas logo estabeleço uma rede de conexões que formam algum eixo. A primeira pintura desse recorte, intitulado posteriormente ‘A pequena idade do gelo’, surgiu na exposição Estranho Mundo Próximo.
Trata-se de uma fase, ou momento que creio ser a pequena idade do gelo de minha própria pintura. A pintura tem os seus períodos, necessidades e, porque não, climas.
A paisagem de neve me fascina desde a infância quando via os quadros de Peter Bruegel o Velho, em especial ‘Os caçadores na neve’ e ‘Paisagem de Inverno com patinadores e armadilha para pássaros’. Naturalmente são imagens instigantes, por serem cenas de neve cheias de crianças, por possuírem uma estranheza hipnótica com seus mil detalhes e simbolismos.
Além das questões simbólicas e inconscientes que me levaram a pintar essas imagens, o branco em contraste com o preto, o recorte que a luz clara da neve gera nas composições fazem os elementos como galhos, pedras, pássaros e pessoas virarem linhas e silhuetas sobre a tela, como um desenho. A pintura torna-se mais gráfica. É fascinante.
As figuras, em sua maior parte crianças, em minha ‘pequena idade do gelo’ parecem, em algum momento, astronautas em um planeta desconhecido, explorando a paisagem, a superfície, buscando constantemente algo que não se apresenta.
Elas apontam para caminhos possíveis.
A partir das pinturas comecei a fazer intervenções nos livros e gravuras de Bruegel com grafismos que chamo de ‘folhas e ossos’. São silhuetas de folhagens inventadas que criam um jogo entre a forma e a contra-forma. Ou vêem-se as folhas ou o vazado que na verdade é a forma e remete a ossos.
Surgiram também dois objetos chamados “Jardins para Peter Bruegel the Elder” que são caixas transparentes. Uma com ampulhetas de areia branca emaranhadas e outra com bastões de carvão vegetal igualmente emaranhados.”
april 2018
Joe Seiler no Blog A cor da casa
http://acordacasa.com.br/2018/04/09/inspiracao-joe-seiler/
april 2018
Exposições Joe Seiler e Leonora Weissmann na agenda O Globo
april 2018
Joe Seiler e Leonora Weissmann na Revista DasArtes
april 2018
Exposições Joe Seiler e Leonora Weissmann na agenda da Revista Dasartes
http://dasartes.com/agenda/joe-seiler-e-leonora-weissmann-martha-pagy-escritorio-de-arte/
march 2018
Martha Pagy apresenta a individual CONTROVALORI de LUCIO
SALVATORE, novo artista representado, exibindo mais de 20 obras,
colagens, desenhos, fotografias e objetos escultóricos, produzidos a partir
de 2015/16, quando realizou a exposição-solo Arte Capital no Centro
Cultural dos Correios, até 2018.
Tendo como questão principal a ideia do valor da obra arte, o italiano
Salvatore sugere, de forma paródica, uma reflexão em torno das
convenções e da lógica do sistema de criação e acumulação de valor na
produção artística.
Em algumas obras o artista chega a reinventar a dinâmica do capital,
usando os instrumentos do que ele chama de Arte Poverissima, como
etiquetas de preços, novas formas de pensar contratos, documentos de
leilões de arte, centavos e outros elementos que, transformados em
matéria de criação pelo artista, redefinem as regras do jogo e relativizam o
valor da arte.
Nas palavras de Fernando Cocchiarale, curador da individual Metaelementi
do mesmo artista, atualmente em exibição no MAM-Rio, “a poética de
Salvatore explora as expectativas metafísicas da matéria dentro das
dinâmicas da produção industrial, tecnológica, da disputa de poder e da
própria arte”.
Os Valores Ativos (2018) - da série Price Fields - são os trabalhos mais
recentes realizados com etiquetas de preço e cujas composições formais
prestam homenagem à obra do artista Willys de Castro, aos seus objetos
ativos que, através de deslocamentos espaciais de formas geométricas e
substituições de cores, estimulavam de maneira sofisticada e incisiva o
pensamento visual do público.
“A obra que define seu próprio valor, a etiqueta de preço que confunde
significante e significado, o papel ativo da cor e de sua composição formal
usada para excitação retinal são fundamentos da serie Valores Ativos,
obras conceituais que reduzem aos mínimos termos as expectativas
políticas, econômicas, ontológicas e visuais sobre o valor da obra de arte
hoje”. LS
Price Fields
Os Price Fields, literalmente Campos de Preço, são monocromos feitos de
etiquetas de preço coloridas coladas em papel.
“O preço não é uma abstração... As etiquetas de preço fazem a obra de arte
pertencer à classe de objetos aos quais se refere, não somente fisicamente,
mas conceitualmente também…” LS
Em Price Fields o preço define a identidade da obra e não é só mais uma
simples atribuição.
Salvatore criou esta série em um contexto de estudo da “cor como
instrumento de promoção no comércio, em função da necessidade de
diferenciar e expandir as possibilidades de consumo...”LS
As cores das etiquetas mantêm a função original de capturar a atenção do
público sobre o objeto de venda.
Opções
São obras que se apresentam como aposta sobre o valor futuro de outras
obras de arte.
O artista escolhe trabalhos em leilões internacionais, neste caso no leilão de
Arte Contemporânea da Phillips em Londres, de 5 e 6 de outubro de 2016,
e aposta na redução de seus valores estimados para 1% em 100 anos.
Babel
Fotografia/Performance: essa obra consiste no ato de empilhar dinheiro,
nesse caso moedas, até o limite de acumulação.
O registro apresentado nessa exposição é de uma das performances
realizadas pelo artista no seu estúdio entre 2013-2016, em que acumulou,
em forma de torre, 97 moedas de 5 centavos de euros antes de caírem.
Circuito Artissima
Circuito Artissima é uma reprodução em papel fotográfico da inserção da
obra de Salvatore no fluxo de imagens do painel Instagram da feira de arte
internacional Artissima.
‘Art Will Be Taken Away’ é a mensagem-obra que o artista escreveu sobre
fundo branco, publicou no seu perfil de Instagram com o hashtag oficial da
feira #artissima, junto ao convite aos seus amigos e participantes
desconhecidos - os ‘co-autores’, para que a republicassem, inscrevendo
dessa maneira a obra no circuito digital da feira.
Escrita sobre fundo branco, a mensagem republicada pelos ‘co-autores’
tornou-se a mais popular do painel de Artissima e criou dezenas de espaços
vazio no painel de imagens causando uma sensação de ausência entre as
obras reunidas no mural da feira.
Esta performance de 2015 foi repetida na Frieze Art Fair e na Art Basel
Miami Beach também em 2015.
march 2018
Pedro Gandra na coletiva Dialetos no Centro Cultural São Paulo
march 2018
Sobre Controvalori na coluna da Hildegard Angel no Jornal do Brasil
march 2018
Abertura Controvalori no site da Lu Lacerda
http://lulacerda.ig.com.br/lucio-salvatore-artista-lanca-mais-uma-individual-no-rio/
march 2018
Controvalori no site da Artrio
http://artrio.art.br/noticias/lucio-salvatore-controvalori-na-martha-pagy-escritorio-de-arte
march 2018
Controvalori na Dasartes
http://dasartes.com/agenda/lucio-salvatore-martha-pagy-escritorio-de-arte/
march 2018
Controvalori no site do Zé Ronaldo
http://www.zeronaldo.com/2018/lucio-salvatore-abre-individual-controvalori-na-martha-pagy-escritorio-de-arte/
february 2018
Ana Dantas na Revista Casa e Jardim
february 2018
Ana Dantas e Ursula Tautz na Revista Dasartes
january 2018
Coletiva Flutuantes no site do Prêmio Pipa
http://www.premiopipa.com/2018/01/coletiva-apresenta-o-trabalho-conjunto-de-artista-e-curadores/
january 2018
Fábia Schnoor na coletiva Flutuantes
january 2018
Ivani Pedrosa na Trio Bienal no segundo caderno do O Globo
january 2018
Marcelo Jácome no Museu do Açude no Caderno Rio Show
january 2018
Joe Seiler, aposta de 2018 pela Revista Glamour
november 2017
Marcelo Jácome no Monumental - Arte na Marina da Glória
november 2017
Exposições Laura Erber e Marcelo Jácome
Martha Pagy Escritório de Arte apresenta novos trabalhos de Laura Erber e Marcelo Jácome
A artista visual e escritora Laura Erber mostra uma nova série de desenhos e prossegue na exploração do comportamento insubordinado das linhas, reforçando seu aspecto gráfico sobre o fundo agora preto. Cada desenho apresenta um momento ou cena do enovelamento de diversas linhas que parecem crescer e se multiplicar caoticamente a partir de um núcleo invisível.
Marcelo Jácome assim define a nova produção: "Essa série de trabalhos ressurge de uma época em que a rua foi por um tempo ateliê. Um tempo em que percebi que cor e precariedade seriam terrenos interessantíssimos de exploração. Essas colagens aparecem neste momento como afirmação dessas duas instâncias constituintes do meu trabalho. Assim sendo, ofereço a vocês Madureira Pop."
november 2017
Exposições Laura Erber e Marcelo Jácome na Revistas Das artes.
november 2017
Exposições Laura Erber e Marcelo Jácome no site da Artrio
http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/martha-pagy-escritorio-de-arte-apresenta-novos-trabalhos-de-laura-erber-e-marcelo-jacome
november 2017
Laura Erber no site Sala de Crítica
http://www.saladecritica.com.br/exposicoes/laura-erber
november 2017
Marcelo Jácome do site do Prêmio Pipa
http://www.premiopipa.com/2017/11/madureira-pop-individual-de-marcelo-jacome-explora-cor-em-serie-de-colagens/
october 2017
Leonora Weissmann no Estado de Minas
october 2017
Marcelo Jácome na Veja Rio
october 2017
Marcelo Jácome no Pipa
october 2017
Marcelo Jácome no Segundo Caderno do O Globo
october 2017
Marcelo Jácome no Jornal do Brasil
october 2017
Marcelo Jácome no O Globo
october 2017
Marcelo Jácome no Museu do Açude no site da Revistas Das artes
http://dasartes.com.br/agenda/marcelo-jacome-museu-do-acude/
october 2017
Marcelo Jácome no Museu do Açude
Marcelo Jácome trabalhou sempre com cores. Com suas pipas, criou diversas obras em que não só as cores, mas também as formas nos proporcionaram um verdadeiro encantamento e contentamento. Suas composições nos foram apresentadas com muito esmero. Ao juntar uma quantidade enorme de pipas coloridas, o artista ocupou espaços criando formas multifacetadas. Um jogo lúdico e cheio de senso estético.
Depois de muito explorar as cores e formas, surgiram novas séries onde apenas as estruturas das pipas constituem suas obras. Foi uma agregação sucessiva dessas estruturas que chegou ao que intitulou de multiedros. Estruturas frágeis constituídas apenas de bambu e linha.
Pois agora surge uma nova obra onde o artista se utiliza de novos materiais, mas baseado no princípio dos multiedros. Ainda uma justaposição das estruturas das pipas, mas numa escala muito maior. Para o artista o que lhe importa nesta obra específica é sua interação com o meio ambiente; assim como da cor da natureza com sua estrutura e suas formas e sem perder seu caráter lúdico.
Franklin Espath Pedroso
september 2017
Estande Martha Pagy Escritório de Arte no site Glamurama
https://glamurama.uol.com.br/galeria/vem-dar-um-giro-pelo-primeiro-dia-de-artrio-aos-cliques/#18
september 2017
Matéria Artrio na Revista Das artes
september 2017
CIGA - Circuito integrado de galerias de arte no site da Artrio
http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/ciga-circuito-integrado-de-galerias-de-arte
september 2017
CIGA - Circuito integrado de galerias de arte no site Glamurama
https://glamurama.uol.com.br/programacao-reune-as-principais-galerias-de-arte-do-rio-em-um-circuito/
august 2017
Leonora Weissmann na Casa de Cultura Laura Alvim
june 2017
Páginas Viradas de Flavio Colker - Zé Ronaldo
http://www.zeronaldo.com/2017/flavio-colker-apresenta-suas-recentes-fotos-na-exposicao-paginas-viradas-na-martha-pagy-escritorio-de-arte/
june 2017
Paulo Gouvea Vieira - Ancelmo Gois - O Globo
june 2017
Flavio Colker, Paulo Gouvea Vieira e Ursula Tautz - Das artes
http://dasartes.com.br/agenda/paulo-gouveia-ursula-tautz-e-flavio-colker-martha-pagy-escritorio-de-arte/
march 2017
Martha Pagy Escritório de Arte lança Múltiplo da artista Regina Silveira
march 2017
Invenção da Paisagem - site Artrio
http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/quatro-artistas-em-invencao-da-paisagem
march 2017
Exposição da Invenção da Paisagem na Revista Das artes
http://dasartes.com.br/agenda/invencao-da-paisagem-martha-paguy-escritorio-de-arte/
march 2017
Escritório de arte Martha Pagy abre a exposição Invenção da paisagem
march 2017
Anna Bella Geiger e Ursula Tautz participam da exposição "Aquilo que nos une" na Caixa Cultural de São Paulo
march 2017
Pedro Gandra é o vencedor do concurso Garimpo pelo júri popular
february 2017
Martha Pagy Escritório de Arte lança Múltiplo da artista Ivani Pedrosa
february 2017
Leonora Weissmann é a primeira vencedora do concurso Garimpo, escolhida pelo Conselho Editorial Dasartes.
Saiba mais na matéria da revista:
http://dasartes.com.br/a-revista/dasartes-57/
february 2017
Regina Silveira na Select
http://www.select.art.br/o-artista-formador-regina-silveira/
january 2017
Coletiva em Ipanema - Blog A cor da casa
http://acordacasa.com.br/2017/01/05/50por20/
january 2017
Coletiva em Ipanema - Site da Artrio
http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/instituto-plajap-apresenta-coletiva-de-arte
january 2017
Ivani Pedrosa e Fábia Schnoor na Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida
december 2016
Coletiva em Ipanema - Dasartes
http://dasartes.com.br/agenda/coletiva-em-ipanema-instituto-plajap/
december 2016
Pedro Gandra na Onde anda a onda II, no Museu Nacional de Brasília
december 2016
Anna Bella Geiger, Ursula Tautz e Pedro Gandra na Galeria do Lago no Museu da República
november 2016
Ursula Tautz e Ivani Pedrosa no Marina Monumental, na Marina da Glória
november 2016
Abertura "Coletiva em Ipanema" no Instituto Plajap
Anna Maria Ramalho
http://www.annaramalho.com.br/news/blogs/anna-ramalho/104522-martha-pagy-abre-coletiva-em-ipanema-no-instituto-plajap.html#prettyPhoto
Lu Lacerda
http://lulacerda.ig.com.br/exposicao-coletiva-em-ipanema-de-anna-bella-geiger-a-lica-cecato/
Portal Deloox
http://www.deloox.com.br/posts/eventos/3802/Noite-de-arte-no-Forum-de-Ipanema
Das Artes
http://dasartes.com.br/agenda/coletiva-em-ipanema-instituto-plajap/
O Globo - Segundo caderno
june 2016
AFLUÊNCIAS e FLAVIO COLKER - O Globo, 27/06/2016
AFLUÊNCIAS - Revista DASartes
http://dasartes.com.br/pt_BR/agenda/afluencias-martha-pagy-escritorio-de-arte
AFLUÊNCIAS - Instagram Revista DASartes
https://www.instagram.com/p/BHDNDksB3MR/?taken-by=revistadasartes
june 2016
FLAVIO COLKER - Cântico
Com performance de Daniela Vidal
Curadoria e Desenho de Montagem: Martha Pagy
Abertura: 23 Jun | 5a.feira | 18h30
Local: PAÇO IMPERIAL - Praça XV de Novembro, 48 - Centro - Rio de Janeiro
Período: 23 Jun a 31 Jul
Flavio Colker
Na DASartes
http://dasartes.com.br/pt_BR/notas/instituto-plajap-inaugura-nova-sede-no-rio
Marcelo Jácome
http://lulacerda.ig.com.br/marcelo-jacome-80-pipas-coloridas-em-ipanema/
O Instituto Plajap de Jacqueline Plass abre nova sede em Ipanema com exposição de Marcelo Jácome
http://www.zeronaldo.com/2016/o-instituto-plajap-de-jacqueline-plass-abre-nova-sede-em-ipanema-com-exposicao-de-marcelo-jacome/
Marcelo Jácome inaugura nova sede do Instituto Plajap
http://radardecoracao.com.br/05/instituto-plajap-inaugura-nova-sede-com-exposicao-do-artista-marcelo-jacome/
Instituto Plajap Inaugurou sua nova sede no Fórum de Ipanema com exposição do artista Marcelo Jácome
http://umolhar.net/pinceladas/instituto-plajap-inaugurou-sua-nova-sede-no-forum-de-ipanema-com-exposicao-do-artista-marcelo-jacome/
Instituto Plajap inaugurou sua nova sede com exposição de Marcelo Jácome
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/05/11/instituto-plajap-inaugurou-sua-nova-sede-com-exposicao-de-marcelo-jacome/
Marcelo Jácome inaugura sede no Fórum de Ipanema
http://www.annaramalho.com.br/news/blogs/anna-ramalho/88539-instituto-plajap-inaugura-sede-no-forum-de-ipanema.html
may 2016
MARCELO JÁCOME no Instituto Cultural PLAJAP
Marcelo Jácome
april 2016
ANNA BELLA GEIGER e URSULA TAUTZ na Caixa Cultural | Centro
Curadoria Isabel Sanson Portella
march 2016
Laura Erber, artista representada, na coluna Artes Visuais do Globo
Laura Erber
march 2016
Agenda da semana, O Globo
march 2016
FÁBIA SCHNOOR, MARCELO JÁCOME, MARIE-CÉCILE DE BEYSSAC E VALERIO RICCI MONTANI no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho/ Castelinho do Flamengo | Flamengo
march 2016
MARIA-CARMEN PERLINGEIRO na MULTIARTE | Fortaleza/CE
Maria-Carmen Perlingeiro
march 2016
Ursula Tautz, artista representada, na coluna de Daniela Labra sobre Reminiscências, no Globo
Ursula Tautz
february 2016
Texto de Marcelo Campos sobre Ursula Tautz na DASArtes
Ursula Tautz
february 2016
URSULA TAUTZ no Centro Cultural Justiça Federal | Centro
Curadoria Isabel Portella
Ursula Tautz
june 2015
FÁBIA SCHNOOR at Centro Cultural Cândido Mendes | Ipanema
Fábia Schnoor
Curator and Text Paulo Sergio Duarte
Power design
Paulo Sergio Duarte
Everyone knows that the autonomous power design is modern. Before the design was seen as an auxiliary and preparatory form for painting or for studies without the same status of the oil screen, a mural or fresco, a sculpture or even a picture. The modern art and the contemporary world raised the drawing to the same level as any other genre of art and turned into act its power before underestimated.
The Fabia Schnoor designs are a demonstration of this power passing to the act and, mind you, without the easy appeal, so fashionable at trivialized images in everyday consumer society. The use of ink on paper is another element of tradition that Fábia drawings bring to the present in a current language. And the support here is not neutral; as in much of contemporary art is intelligent protagonist, along with the ink, and actively participates in the creation of jobs. Any those drawings that the paper whose texture on its mass consists of textile threads, will absorb the ink and work expanding the surface beyond the artist's gesture as those double, which allows transparent support have, in the overlap, a work that produces its own ghost.
No fuss, we face the power of design in all its contemporary force.
Rio de Janeiro, June 2015.
april 2015
LAURA ERBER
New Artist Represented
Laura Erber
NATUREZA MONSTRUOSA 04
Laura Erber
NATUREZA MONSTRUOSA 05
Laura Erber
NATUREZA MONSTRUOSA 06
Laura Erber
pensando simultaneamente em Carmen Miranda etc
Laura Erber
pensando simultaneamente na Grande Banhista
march 2015
IVANI PEDROSA no Centro Cultural da Justiça Federal | Centro
Curadoria Martha Pagy
Ivani Pedrosa
november 2014
JOE SEILER E VALERIO RICCI MONTANI
New Artists Represented
Valerio Ricci Montani
S/Título, 2013 | Charcoal on paper | 70 x 100 cm
Joe Seiler
S/Título, 2014 | Woodcut and Collage, Paper Kitakata | 96 x 77 cm
PONTOS SUSPENSOS, de MARCELO JÁCOME
Monumental installation in CasaShopping the porch, Rio de Janeiro
MEMORABILIA, Amador Perez 40 anos
RIOSHOW / O GLOBO, 19/11/2014
october 2014
MARCELO JÁCOME na coletiva MADE BY...FEITO POR BRASILEIROS,
At Matarazzo City, Sao Paulo
O GLOBO, 06/10/2014
AMADOR PEREZ, no Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro
October / December 2014
MEMORABILIA, Amador Perez 40 anos
RIOSHOW / O GLOBO, 03/10/2014
september 2014
Multiedros Relacionados, de Marcelo Jácome
site-specific in progress - Matarazzo City, Sao Paulo, September 2, 2014
august 2014
AMADOR PEREZ, no Centro Cultural Cândido Mendes
May / August 2014
july 2014
Anna Bella Geiger in collective ARTEVIDA
RIO SHOW / O GLOBO, 18/07/2014
june 2014
THE SOLO PROJECT - Contemporary Art Fair - Basel - 18 to June 22, 2014
MARTHA PAGY Art Office participates in the International Fair of Contemporary Art The Solo Project in Basel at the invitation of curator committee of the event.
At the fair, the Office displays works by the artist MARCELO JÁCOME, which also carries a large installation, site-specific, the Plans-Pipa series, the Special Projects area.
SPONSORSHIP: Cultural Institute PLAJAP
may 2014
The Art of Amador Perez
O GLOBO, 05/05/2014
The artists represented Fábia Schnoor e Marcelo Jácome they were
nominated for Pipa Prize 2014. Visit their pages the links below.
www.pipa.org.br/pag/fabia-schnoor
www.pipa.org.br/pag/marcelo-jacome
As imagens multiplicadas de Amador Perez: O Globo, 30/05/2014
Amador Perez presents exhibition commemorating 40 years : Jornal Do Brasil, 26/05/2014
Amador Perez celebrates 40 year career with exposure: O Globo, 23/05/2014
april 2014
Flavio Colker apresenta CÂNTICO
O GLOBO, 01/04/2014
december 2013
After enchant the English, kites Marcelo Jacome gain exposure in Sao Paulo : Bamboo, 18/12/2013
november 2013
Anna Bella Geiger in Paris
"Retrato do continente": O Globo, Segundo Caderno, november 2013
september 2013
Marcelo Jácome, O Globo, september 2013
july 2013
paper at saatchi gallery (Marcelo Jácome) : Schön Magazine, 2/7/2013
Marcelo Jácome, O Globo, Caderno Ela, july 2013
june 2013
Marcelo Jácome, O Globo, june 2013
january 2013
Marcelo Jácome, Dasartes, 2013